Saltar para: Post [1], Pesquisa e Arquivos [2]

Chá com as amigas

notas soltas ao virar da esquina

Chá com as amigas

notas soltas ao virar da esquina

Sex | 14.04.17

10 dicas para organizar uma mudança

Com a casa nova pintada e limpa, o frigorífico novo entregue, a máquina de lavar roupa instalada e luz e água ligados, aproxima-se rapidamente a hora da mudança.

Será a nossa sétima mudança em três anos...e aprendi algumas coisas pelo caminho. Mesmo assim, há algumas que são essenciais, seja qual for o tamanho da casa ou a distância para a qual mudamos.

 

1. Água, luz e gás

Mande ligar água luz e gás antecipadamente

(se o gás for de botija, mande entregar uma botija antes de mudar, tomar banho de água fria não é a melhor maneira de estrear a casa nova)

2. Internet e televisão

A transferência destes serviços demora alguns dias e deve ser agendade com a empresa que fornece o serviço. 

Se precisa de internet para trabalhar ou tem um adolescente em casa, pode ser tão (ou mais) importante que ter água quente. 

3. Limpeza

Antes de entrar na casa nova limpe, ou mande limpar a fundo toda a casa. Com especial incidência na cozinha e casa-de-banho. Se a casa estiver mobilada, uma limpeza profunda dos sofás, tapetes e cortinas são de considerar. 

4. Refeições

Se possível, abasteça a casa com alguns alimentos básicos como fruta, leite, cereais e iogurtes. Se não quer ir almoçar e jantar ao restaurante durante 2 ou 3 dias, peça a amigos ou familiares que o ajudem com as refeições, ou, a quem trata da casa nova que lhe faça algumas compras básicas para não passar a primeira noite de barriga vazia e o primeiro dia da mudança nas compras. Em alternativa, prepare uma caixa com itens alimentares basicos e leve-a consigo. 

5. Crianças e animais

Enquanto prepara a saída da casa antiga, se as crianças forem pequenas, o ideal será deixá-las com alguém durante umas horas. Pode também pedir ajuda para passear o cão, por exemplo, e assim concentrar-se na mudança. 

6. Seguros 

O seguro de habitação deve acabar no dia seguinte ao da sua mudança, quando a casa antiga já estiver vazia e o novo deve começar no mesmo dia, na nova morada. 

7. Tool Kit

Prepare uma caixa com tudo o que é preciso para "desempacotar" uma vida: 

Tesouras, fita-adesiva, cola, ferramentas, panos de limpeza, luvas, etiquetas autocolantes, marcadores, sacos para o lixo, etc. Leve-a consigo ou identifique-a claramente como "ToolKit" e o local onde deve ser deixada. 

8. "Primeira Noite"

Pode ser uma boa idea preparar uma caixa para a primeira noite na casa nova: 

Lencóis, toalhas, papel higiénico, gel-de-banho, dentífrico, comida para os animais e as respetivas camas. 

Nós fazemos a mala para 5 dias de férias: tudo o que precisarmos nesses dias vai para a mala e só podemos ter 1 cada um. E tem resultado bem. 

9. Chaves 

Antes da correria e canseira dos últimos dias da mudança, pense em fazer duplicados das chaves da casa nova e deixar pelo menos uma no porta-luvas do carro...

10. Mude a sua morada

Avise os amigos e familiares, caso seja pertinente os colegas (antigos/novos) que a partir de tal data estará na nova morada. Mude a sua morada no cartão de cidadão, informe a sua seguradora e o seu banco, altere a morada de entrega de publicações de que seja assinante, nos principais sites em que faz compras e atualize os seus dados na Junta de Freguesia. Se não tiver na casa antiga quem lhe possa reencaminhar o correio, subscreva este serviço nos correios. 

Lembre-se: esta é a oportunidade de se livrar de tudo quanto não tem a certeza de querer levar consigo. 

E pronto, sente-se e aproveite a calma da nova casa (ou espere umas semanas até voltar a ter essa oportunidade...)